terça-feira, 2 de maio de 2017

As antigas ordens solares, lunares e mistas.


No mundo antigo existiam escolas e sociedades iniciáticas que tinham como objetivo formar sacerdotes, guerreiros e altos funcionários da elite e da classe política. Nessas ordens eram ensinados os fundamentos e os mistérios das religiões praticadas pela maior parte da população, e eram também praticados alguns rituais que somente tinham acesso os membros dessas sociedades.

Algumas dessas ordens aceitavam apenas homens, outras somente mulheres e outras aceitavam homens e mulheres. As que aceitavam somente homens eram dedicadas a deuses solares como Osíris, no Egito, ou Apolo na Grécia, e eram dedicados à formação da classe de guerreiros, generais, sacerdotes e funcionários de alto cargo político. 

As que aceitavam somente mulheres, eram dedicadas a deusas lunares como Ísis, no Egito, e Diana, na Grécia. Essas ordens eram dedicadas à formação das mulheres que serviam como oráculos e  vestais nos Templos das sociedades mistas.

Por fim existiam as ordens mistas que aceitavam tanto homens quanto mulheres e eram dedicadas tanto a deuses solares como lunares. Nestas ordens eram ensinados os mistérios da natureza e da ciência e eram destinados à formação da classe artística e científica como escribas, arquitetos, músicos, artesãos, sacerdotes e etc.

Segundo alguns estudiosos, os rituais de Hieros Gamos eram realizados com 13 membros dessas Ordens, geralmente 6 mulheres das ordens lunares, 6 homens das ordens solares e um membro da ordem mista geralmente homem. Cada um desses 6 homens e mulheres formavam um círculo intercalado e representavam deuses masculinos e femininos, ou os seis signos do zodíaco, ou qualquer outro simbolismo representativo do macho e fêmea. No centro do círculo ficava o sacerdote que dirigia a cerimônia.

O ritual se dava com a conjunção desses seis casais representando a conjunção dos deuses. Geralmente era realizado no equinócio de primavera, ou data próxima, pois é a data que representa a ressurreição da natureza e o perfeito equilíbrio entre o inverno (anterior e lunar) e o verão (posterior e solar). Tinha como objetivo garantir prosperidade, abundância, boas colheitas, sucesso e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário